quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Sobre camaleões

Até que ponto deve-se dar crédito à pessoas que mudam de opinião como quem trocam de roupa?

Você tem uma relação de coleguismo com alguém que, até então, possui ponto de vista semelhante ao seu em relação a vários assuntos. Um dia você sai com essa pessoa e outras, surge determinada pauta na mesa, inicia-se um debate. No decorrer da conversa você se direciona à figura, contando que ela vá dar suporte a alguma idéia sua, que anteriormente ela compartilhava a mesma opinião, e, pra sua surpresa, ela não pensa mais daquela maneira. E não pára por aí. Como se não fosse o bastante te deixar com a "cara mexendo", ela ainda o critica pela postura que você adota. Dá pra acreditar?!

O que se esperar de uma pessoa que segunda-feira é hippie na faculdade e abomina o materialismo, no sábado quer ir de Colcci pra boate; na quarta-feira é crente, na sexta é católico e no domingo é ateu? Ou de alguém que dá apoio a tudo que vc diz de dia, e a noite, em uma mesa de bar, concorda veemente com uma idéia oposta apresentada por uma pessoa mais "influente" que esteja no momento ou a maioria das pessoas presentes na hora?

O que passa na cabeça dessas pessoas? Como será não ter opinião própria a respeito de coisa alguma? Seria por covardia de expor o que realmente pensam ou apenas um método de serem aceitos por um grupo que almejem? É triste...

É perfeitamente normal mudarmos de opinião, contudo tem que se levar em consideração todas as questões envolvidas nessas mudanças, principalmente o intervalo de tempo pra que esse processo ocorra, tão como o número de vezes que o fazemos. Não há lógica em ficar mudando várias vezes de opinião e em pouco intervalo de tempo. Como também não é interessante defender seu ponto de vista até o fim só pra não dar o braço a torcer, vivendo a teimosia, beirando a ignorância.
Sem extremismos!


Ter sua opinião. Ver os argumentos de outros. Analisá-los. Levá-los em consideração se tiverem sentido. Trabalhar o senso crítico. Não se deixar influenciar com facilidade, mesmo que suas idéias divirjam das idéias da maioria.

Os volúveis são os camaleões da sociedade. Mudam conforme o ambiente que estejam.
É realmente frustrante depositar qualquer tipo de confiança em pessoas assim.

2 comentários:

  1. Vale a pena se despir de suas perspectivas apenas pra agradar outro?

    ResponderExcluir
  2. Bem Yuri, pessoas assim não se deve levar em consideração. Somos o acumulado de coisas as quais acreditamos, se mudamos de opinião constantemente, então não se pode dizer que essa pessoa é um "alguem" e sim uma imagem refletida da primeira pessoa que surgir...

    Infelizmente, os camaleões estão por aí, só não devemos confiar neles.

    ResponderExcluir